top of page
Posts Em Destaque

Propósito ao invés de missão e valores!

Está evidente que iniciamos a trajetória da indústria 4.0 que pauta um caminho repleto de transformação e disrupção, uma nova fase no século XXI que põe história às demais revoluções industriais, e que acentua conceitos como agilidade, adaptabilidade e agregação de valor. Se a sua empresa deixasse de existir hoje, qual a falta que faria para o Mundo?

As empresas que se adaptam a essa nova era não pensam em missão, a razão de ser, e valores, assim como aquelas clássicas, do século XX, quando o foco era voltado para o seu interior e para o serviço entregue.

O aumento da capacidade cognitiva humana a partir de uso de computadores se acentua, pessoas gerando dados o tempo todo, porém, potencializando as tecnologias que tragam confiança, computação quântica, na proposição de soluções para problemas desconhecidos para os quais não há dados históricos. Isso requer engajamento total, profundo e verdadeiro com a causa.

As startups definem o seu propósito voltado para o seu mercado desde a sua origem, ou seja, elas não nascem com o intuito de gerar lucro ou de inovar em produtos. Elas nascem com um propósito muito claro focado em resolver algum problema da sociedade ou do mercado, conforme o leitor preferir. E, de uma forma muito simples e objetiva, sem semânticas, escrevem o seu legado, simples assim como nos falariam durante um intervalo de uma palestra talvez ou uma viagem a estudos.

Para sobreviver a essa nova era será necessário que a organização se pergunte: “porque existimos?” Quando temos um propósito, a construção de um sentido, trabalhamos no sentido de deixar um legado. É muito maior do que uma simples missão. Um legado carrega muito mais do que valores, propõe engajamento, motivação, produtividade e cooperação para a competitividade, ou seja, uma identificação tão profunda dos colaboradores com esse propósito a tal ponto de se questionarem o alinhamento do seu propósito com o propósito organizacional, ou seja, se aquele legado coletivo se conecta com o seu legado de vida.

A Evoluir Pessoas e Negócios já está trabalhando a inserção deste conceito com seus atuais clientes, instigando a sua adaptação a esta nova era.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page