top of page
Posts Em Destaque

Modelo de gestão sistêmico e integrado


Um modelo de gestão precisa ser sistêmico e integrado.

Processos gerenciais, inclusive estratégicos, precisam ser orquestrados de maneira única e centralizada dentro de uma organização. Porém, também precisam ser abrangentes o suficientes em todas as áreas bem como para as principais partes interessadas.

Planejamento: A coordenação do processo exercida por um determinado colaborador ou setor responsável deve ter em mente a necessidade de estabelecer objetivos, metas e pensar em quais valores serão agregados com a execução das atividades. Treinar os envolvidos torna-se um fator crítico de sucesso, uma vez que a execução daquele processo amplamente disseminado necessita de alinhamento por parte de todos.

Execução: As áreas envolvidas na sua execução demonstram a cooperação e sintonia potencializando os esforços e resultados daquele processo, muito diferente se fosse executado localmente. A aplicação abrangente para os principais públicos de interesse da organização farão com que todos sejam atingidos de maneira igualitária, percebendo o alinhamento organizacional.

Controle: O monitoramento das atividades, sendo integrado e centralizado, permite um olhar único sobre o desempenho daquele processo em toda a organização. Muito diferente se fosse gerenciado e aplicado de forma descentralizada, por várias e diferentes áreas, não garantindo o alinhamento organizacional. Possuir métricas de controle e indicadores de eficácia são fundamentais para que as avaliações sobre o andamento do processo sejam realizadas com base em dados.

Aprendizado: Avaliar os processos individualmente e, depois, dentro do contexto do modelo de gestão promove a sua evolução, tanto em adoção de novas tecnologias, em maior maturidade das pessoas quanto à sua aplicação o que fará refletir em melhores resultados. Buscar ser exemplo e inovar sempre são temperos importantes para a evolução do modelo de gestão e dos resultados.

Uma boa base conceitual para apoiar o desenvolvimento do modelo de gestão é o MEG - Modelo de Excelência da Gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade (www.fnq.org.br).

Até mais!

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page