top of page
Posts Em Destaque

Quatro erros que você comete no uso do seu tempo!

Ultimamente temos falado muito a respeito da forma pela qual você usa o seu tempo. É, poderíamos estar na onda daqueles que falam sobre “como investir na bolsa” ou então, “como ganhar dinheiro fácil consertando chuveiros ou ainda, vendendo pentes para carecas”. No entanto, acreditamos cada vez mais que a disciplina e a forma pela qual você tem usado o seu tempo vem antes de tudo isso. E é bem como dizemos: “dinheiro você recupera, tempo perdido, não”.


Foi justamente a falta de administração do meu tempo que me levou a não ganhar mais dinheiro nos últimos anos. Ao invés de me dedicar para estudos sobre investimentos, utilizava o tempo para outras coisas, que não me levavam a este objetivo. Aliás, você tem pensado sobre o qual objetivo você quer alcançar no curto, médio e longo prazo?

Recentemente publicamos um e-book tratando de uma ferramenta de mentoria para você planejar o seu futuro em 90 dias, talvez seria interessante dar uma olhada.


Mas, aqui quero comentar sobre 4 erros que você comente e que assassinam o seu precioso tempo!




1. Não fazer um planejamento das atividades semanais.

Ainda que haja defensores assíduos sobre a dispensa das ferramentas de planejamento, vários estudos revelam e comprovam que, se você planejar o seu dia ou a sua semana, todo o seu pensamento será direcionado para este fim, sendo o início para que você consiga realizar as suas entregas.


Então, quais são as suas metas para esta semana? Sim, sei que quando falamos em metas tratamos de indicadores quantitativos associados a um resultado. No entanto, vamos aliviar um pouco e, para uma melhor concepção, chamaremos a nossa lista de atividades e entregas semanais de metas. Então, voltando ao meu questionamento: quais são as suas metas para esta semana?


2. Não descrever o seu planejamento.

Olha, eu sei que as ferramentas tecnológicas têm se apresentado muito favoráveis para a agilidade e dispensa de papel. E eu estava acreditando nisso. Mas, fui surpreendido quando ouvi um guru da área digital dizendo que toma como ferramenta diária as anotações em sua agenda ou caderno de papel.


Decidi então adotar o mesmo método. Todo domingo, anoto as principais entregas desejadas para a semana, inclusive metas, tais como vendas e rendimentos financeiros. E, diariamente, repito aquelas não alcançadas, descrevendo-as na nova página da agenda.


Sim, você deve estar pensando que isso é uma tarefa árdua, afinal, repetir algo, a princípio, não agrega muito valor. Mas, tenho que te confessar que este exercício, ao qual já me habituei, me leva a exercer um super foco naquilo que me propus no início da semana.


E eu acredito que o fato de escrever com a caneta em um papel, permite que você, além de materializar o seu planejamento, tire um tempo para prestar muita atenção naquilo que você escreve, uma vez que, se essa tarefa fosse feita no celular, já teriam milhares de aplicativos sinalizando coisas que fariam você facilmente desviar o foco.


3. Não acompanhar a execução das metas e tarefas planejadas.

O olho do dono engorda o gado. Você já ouviu essa expressão? No caso do criador do gado, ele sabe como o animal vai de saúde, se o pasto está bom e todas as demais condições para que o boi engorde no menor espaço de tempo possível.


No seu dia a dia não é diferente. Se você não acompanhar o que se propôs fazer, vai perder o foco e direcionar o seu precioso tempo para coisas que não estavam previstas. E, muito provável que estas coisas podem não lhe agregar em nada como, por exemplo, uma reunião de última hora, que durou duas horas e não levou a lugar algum.


O fato de você repetir a descrição das suas metas e tarefas prometidas todos os dias, fazem com que você relembre aquilo que se propôs no início da semana. Mas, muito mais do que isso, pode fazer um check em cada meta alcançada ou tarefa realizada, sentindo muito prazer por ter realizado determinada “coisa”.


Fala para mim, você já teve essa sensação de entrega realizada, meta alcançada? É muito prazeroso, você não acha? A gente suspira e, ao final, ainda diz, UFA, consegui! E isso faz com que você exercite a autoconfiança e autorrealização. Psicologicamente, você se motiva para se dedicar às próximas metas e entregas, pois quer repetir esta mesma sensação. E, como é bom olhar para trás e ver que as coisas foram feitas, não é mesmo?


4. Não comemorar os resultados.

Você já se permitiu comemorar, ao final da semana, o cumprimento das suas metas ou das tarefas planejadas? É, eu sei, muitas vezes chegamos exaustos no final da jornada, seja ela sexta-feira ou sábado. E parece que tudo que queremos é nos jogarmos ao sofá ou aquele banho com a sensação de alívio do estresse.


Mas, esquecemos de comemorar as conquistas. Me diga, se você adotar a técnica do caderno ou agenda para anotar as suas metas e tarefas semanais, o que você vai colocar para ser comemorado ao final da semana caso alcance aquilo que você tinha se proposto?


Quantas vezes você se permitiu a merecer algo em troca do esforço e dedicação? Claro, viemos de uma cultura em que ao fazermos determinadas tarefas ou cumprirmos nossas metas não fizemos mais nada do que o necessário. Mas, que tal começarmos a quebrar este ciclo e nos recompensarmos sobre aquilo que conseguimos realizar? Este é o poder do merecimento. Ou seja, você trabalha e atinge metas, mas também merece recompensas.


Pense nisso, tenho toda certeza de que você é capaz de corrigir estes 4 erros e melhorar o uso do seu tempo.


Aliás, temos uma aula gratuita em nosso portal chamada “O tempo a seu favor” que pode ser acessada a qualquer momento, bem como, desenvolvemos um curso chamado “Você, protagonista do seu tempo”, justamente que para que você possa assumir as rédeas da organização e uso do seu tempo.


Veja o vídeo!



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page