Colaborador não comprometido... O que fazer?



Não é novidade que em toda a equipe há um indivíduo que demonstra não estar comprometido ou engajado com os objetivos, metas e sonhos da empresa. Este comportamento afeta significativamente as relações, as entregas e o desempenho individual e de toda a equipe.


Vale aqui reforçar que comprometimento é o ato de realizar o que se propôs a fazer. E mais, trata-se da conexão entre atitudes, comportamentos e palavras do colaborador, da equipe e da própria organização. Esta sintonia é fundamental para que as equipes alcancem a alta performance e o engajamento seja percebido como uma cultura da organização.


A pessoa comprometida se esforça para sempre cumprir seus compromissos. Não procrastina suas tarefas e sempre se mostra disponível para dar ideias, colaborar com os colegas e buscar melhorias para o seu trabalho e para o trabalho da equipe. A responsabilidade é inseparável do comprometimento e, portanto, uma pessoa que se mostra irresponsável dificilmente será comprometida com sus atividades.


Podemos entender que, quando dizemos que vamos nos comprometer ou que estamos comprometidos com alguma pessoa ou situação, estamos passando a mensagem de que nos esforçaremos ao máximo e nos dedicaremos para atender as expectativas da melhor maneira possível.


Para compreender melhor este assunto, identificar como a falta de engajamento aparece nas ações do dia a dia de forma clara, entender como estimular a equipe a ser mais comprometida e muito mais, acesse o nosso e-book Comprometimento.


O comprometimento organizacional é o segredo do sucesso de qualquer empresa. Precisamos lembrar que as pessoas são o maior ativo de uma organização. São elas que estão por trás das conquistas, lucros e resultados. Profissionais engajados com as estratégias organizacionais, metas e objetivos, empenham-se e se dedicam mais e, assim, produzem com ainda mais agilidade e qualidade.


Comprometimento organizacional é um vínculo forte existente entre a empresa e o colaborador, estabelecido por meio de metas e objetivos claros de ambas as partes. Para o colaborador, quando se fala em comprometimento organizacional, está-se referindo à predisposição que ele tem para vivenciar a filosofia empresarial, se esforçar e utilizar suas competências e habilidades em prol dos resultados extraordinários que esta almeja alcançar, em seu mercado de atuação e da grande vontade e disposição de continuar prestando serviços para a empresa, com o objetivo de contribuir para melhoria dos negócios de uma forma geral.

O engajamento e a procrastinação


Ser comprometido no trabalho é mais que cumprir suas atividades e funções, sua carga horária e realizar suas atividades de forma correta conforme os padrões esperados. É fazer isso de forma responsável, sem procrastinar as atividades no dia a dia.


Um profissional procrastinador tem uma grande dificuldade de engajar-se com a equipe ou com a organização em que trabalha, pois ele perceberá que não se conecta de forma efetiva. O procrastinador muitas vezes se esconde entre belas palavras, discursos poderosos e o famoso ‘tapinha nas costas’, porém o seu grande pecado está nas entregas e na falta de responsabilidade com o todo.


O anseio do procrastinador de fazer parte, de engajar-se, de ser respeitado dentro da equipe pode ser muito grande, porém esbarra em fatores emocionais, psicológicos e até fisiológicos que lhe prejudicam e lhe sabotam diariamente. Em nosso e-book Procrastinação, abordamos mais profundamente estes fatores e orientamos ações efetivas para eliminar ou minimizar estes efeitos.

O que fazer para engajar os colaboradores?


Estimular o comprometimento dos colaboradores é algo em que todo e qualquer tipo de empresa deve investir, uma vez que, conforme pudemos perceber, profissionais comprometidos têm qualidade em suas entregas e uma boa produtividade, algo que garante o alcance dos resultados almejados pela empresa e diminui significativamente os eventos de conflitos de relacionamento e a rotatividade.


Assim, colocar em prática algumas ações vai ajudar bastante nesse processo. Veja a seguir algumas dicas especiais para que você possa iniciar imediatamente!

1. Respeite a individualidade


Comece conhecendo cada pessoa que trabalha na sua equipe. Fazer isso envolve mais do que aquela conversa da admissão, as informais na hora do café ou de algum evento... Isso requer mapear e conhecer o perfil do profissional, quais são seus anseios, suas necessidades, seus objetivos de carreira, bem como suas habilidades e competências, para que, dessa maneira, ele seja alocado em uma posição que esteja de acordo com o que ele verdadeiramente saiba fazer.


Quando a empresa valoriza as competências e as habilidades individuais, dando atenção a estes pontos no dia a dia, o colaborador vai perceber este interesse e vai começar a se sentir especial, respeitado, valorizado e reconhecido, fatores estes, que têm recebido mais importância do que um aumento de salário, por exemplo.

2. Invista em crescimento integral da equipe


Com o mapeamento do perfil individual da sua equipe e um estudo do impacto das individualidades no grupo de trabalho, é hora de investir em crescimento integral dos colaboradores. Integral, pois avalia as lacunas individuais e do grupo, considera as que tem maior relevância para aumentar o engajamento, a performance individual e da equipe, bem como, os resultados esperados pela empresa. Esta, com certeza, é uma forma muito interessante de gerar comprometimento.


Nosso trabalho de Mentoria para Empresas foca em soluções específicas para a sua equipe de trabalho. O Mapeamento do Perfil Individual e do Grupo de Trabalho envolve a aplicação de testes específicos que nos permitem compreender o nível de cada um, considerando 21 competências essências para o mercado de trabalho. Ainda, nos apresenta informações específicas sobre a condição atual do colaborador em sua rotina de trabalho e suas habilidades para o cargo que ocupa.


Assista nosso vídeo, que aborda este assunto e descubra mais dicas fundamentais para melhorar o engajamento de sua equipe e ter melhores resultados a cada dia.




17 visualizações

CONECTE-SE COM A GENTE

telegram.png
WATTS.png
FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
ICONES%20REDES%20SOCIAIS_edited.png
youtube-logo-icon-social-media-icon-png-

Por telefone ou online

(51) 99835.6341

(51) 99613.1914

EVOLUIR LTDA

CNPJ: 12.211.714/0001-28

Rio Grande do Sul, Brasil

Acesse aqui nossa Política de Compras Online.

Entre em contato conosco: