As rápidas e constantes mudanças no cenário econômico atual, demanda às empresas que seus líderes estejam cada vez mais preparados, tendo mais atitude e agilidade, gerando mudanças e resultados. Prepará-los para terem este perfil torna-se imperativo e inadiável. Desta forma é possível fazer mais, com os recursos existentes nas organizações.
Em pequenas e grandes empresas há uma grande tendência de os empresários atuarem de forma solitária na gestão, devido à confidencialidade de informações estratégicas. Esses líderes se beneficiam muito quando têm alguém com quem possam debater ideias, perspectivas e anseios. Nesta ótica, a confidencialidade do Coach oportuniza a discussão de questões que não seriam possíveis com outras pessoas.
Para Eric Schmidt, presidente do Google, “Everybody needs a coach” (Todos precisam de um coach).
O coaching está se tornando fundamental para as empresas que querem ter um futuro ainda mais promissor, aumentando a adaptalidade corporativa e o desempenho das equipes, dando a estas uma vantagem competitiva num ambiente de constantes mudanças.
O coaching não é algo milagroso, que vai resolver todos os problemas das organizações, mas possibilita aos empresários a possibilidade de descobertas surpreendentes a respeito de sua empresa, processos e pessoas com as quais atua.
Temos consciência de que empresa de sucesso são o resultado de pessoas e processos de sucesso. Assim torna-se imprescindível que a liderança dentro da empresa seja efetiva, de modo que possa motivar os demais colaboradores. E é aí que entra o trabalho do Organizational Coaching.
O trabalho do coach consiste em auxiliar por meio de técnicas e ferramentas de coaching, a análise do negócio. O foco do trabalho é auxiliar a empresa a alcançar seu objetivo em um determinado tempo, pois o alvo são atividades para tomadas de decisões assertivas e lucrativas.
Quando é hora de acionar o Coach?
· Quando se está perdendo tempo em organizar, corrigir e tornar eficiente processos internos;
· Quando o seu negócio está comprometendo sua qualidade de vida;
· Quando a equipe não é comprometida;
· Quando há uma intenção clara de crescimento;
· Quando se faz necessário um maior entendimento da filosofia da empresa, seus pontos de melhoria e suas crenças limitantes que a impedem de crescer.
Os benefícios do Coaching já são largamente conhecidos na Europa e nos Estados Unidos, onde pesquisas recentes apontam além de benefícios intangíveis, um retorno (ROI) de mais de 520%.
O Coaching traz muitos mais benefícios além dos financeiros, podemos elencar entre os mais importantes:
· Entendimento da filosofia empresarial;
· Alinhamento corporativo;
· Aumento da performance;
· Potencialização de forças e mitigação de riscos;
· Envolvimento e comprometimento da equipe;
· Maior e melhor monitoramento de resultados;
· Tomadas de decisão mais assertivas;
· Diminuição do estresse;
· Melhoria dos relacionamentos interpessoais;
· Maior qualidade de vida para o empresário e lideranças.
O coaching é uma experiência que tem o condão de despertar o que há de melhor em nós, e podemos estender este despertar dentro das organizações, basta dar o primeiro passo!