top of page
Posts Em Destaque

Férias e agora? Como fazer o planejamento financeiro?

É chegado o período mais desafiador para as finanças pessoais: as férias, que trazem gastos adicionais aos compromissos financeiros das pessoas e das famílias. E, neste artigo trago dicas importantes que deveria, inclusive, ser compartilhadas com os colaboradores (funcionários) de qualquer empresa, pois afeta um aspecto da sua qualidade de vida fora do ambiente de trabalho.

Acontecem no final do ano, quando já gastamos com presentes de Natal, com roupas para eventos com as empresas e antecede o famoso mês conhecido pelos "Is", ou seja, o mês dos impostos. Não fosse isso, também, no início do ano, temos as matrículas escolares, gastos com materiais escolares, entre outros.


Por essa razão, é importante que você faça o planejamento adequado das suas férias. Afinal, as lições ao fazer um projeto de férias são as mesas que deveríamos aplicar em projetos de empreendedorismo ou em nossas empresas. Listamos aqui algumas etapas para lhe ajudar a curtir suas férias, viajar, de maneira que não venha afetar a sua saúde financeira.


Antes de mais nada, lembre que viajar nas férias ou qualquer outra atividade que você for fazer, exige decisão. Nenhum planejamento terá sucesso se não houver decisão. E é sobre isto que quero te ajudar aqui.

Se você quiser, poderá ter acesso ao nosso conteúdo em vídeo, onde comento estas dicas importantes para você fazer um planejamento de férias incríveis. Clica no banner ao lado e abra no Youtube.


Decida o destino: para onde você quer ir viajar? Muitas famílias ficam com desejos divergentes, onde uma pessoa gosta de ir para a praia, por exemplo, e outra, para a montanha. Se levar mais integrantes da família, esta "confusão" pode aumentar ainda mais, pois teremos mais pessoas dando opiniões. Utilize sua capacidade de liderança e influencie a tomada de decisão. Evite o "efeito manada" pois, para onde todo mundo vai no mesmo período, há uma concentração de demanda e os preços das hospedagens, refeições e deslocamentos tendem a aumentar muito.


Quantos dias você vai ficar na viagem: para começar a fazer o seu planejamento também é importante definir quantos dias a viagem vai durar, pois influenciará nos custos de hospedagens e refeições. Quanto mais dias, mais hospedagens e mais cafés, almoços e jantas.

Melhor época do ano: Saiba escolher a época do ano mais adequada e que não tenha custos elevados. É muito comum que nas épocas de final de ano ou das férias os preços aumentem muito, alguns chegam a elevar em 800%. Se o seu objetivo é conhecer uma cidade nova, por exemplo, talvez você possa fazê-lo em uma época do ano que as passagens e hospedagens não estejam tão caras.


Deslocamento: Escolha a melhor forma de deslocamento, considerando tempo, segurança e custo. No momento vivemos uma hiperinflação dos combustíveis e isso afeta não só o preço da gasolina, mas também o preço das passagens aéreas. Faça as contas se é melhor você ir de carro, mesmo levando algumas horas a mais, e sendo mais barato ou ir de avião. Se optar por avião, você pode ter vantagens de uso de pontos do seu cartão de crédito ou milhas de viagens anteriores.

Refeições: Veja se é mais vantagem fazer as próprias refeições ou comer em restaurantes. Normalmente, almoçar ou jantar em restaurantes acaba sendo mais caro, embora seja mais prático. Se optar por cozinhar, uma boa dica é fazer um cardápio para todos os dias do período que você vai ficar hospedado, evitando comprar alimentos em excesso para gerar desperdício.


Atividades adicionais: pense também naquelas atividades que exigem ingressos, como parques aquáticos, museus ou rafting, por exemplo. Inclua na sua programação da viagem, na lista de desejos, de locais a serem visitados ou de atividades a serem realizadas durante o período das férias.

Some tudo: agora você já pode somar tudo e ter uma ideia mais aproximada de quanto você vai gastar nas suas férias. Faça as perguntas: este gasto total cabe no meu orçamento pessoal ou familiar? Está dentro das minhas capacidades financeiras? Como será a minha situação financeira após realizar essa viagem de férias? Terei capacidade de pagar os outros compromissos futuros?


Defina uma meta: estipule limite de gastos por área, por exemplo, alimentação, deslocamentos, hospedagens, atividades adicionais, entre outros. Desta forma, quando iniciar a execução do seu projeto, você vai poder ficar dentro dos limites estabelecidos.


Como pagar: tendo o valor total de gastos, decida como você vai pagar. À vista normalmente você consegue barganhar mais descontos e acaba barateando o seu projeto da viagem das férias. Cuidado com o parcelamento. Se sua viagem custar, por exemplo, R$5.000,00, com juros de 15% ao ano, se parcelada, pode chegar a R$5.750,00. Muitas pessoas erram ao pensar o quanto cada parcela vai representar no seu orçamento mensal, tendo capacidade de pagar. Mas, esquecem que nos próximos meses novas contas vão chegando e, às vezes, extrapolam a capacidade de pagamento.

Defina a fonte do recurso: de onde o dinheiro vai sair? Você tem alguma reserva para esse projeto? Fez parte do seu planejamento durante o ano? Ou o seu projeto das férias foi alguma ideia de última hora? Se não tem reserva, tem limite no cartão de crédito? Uma boa prática é dividir as despesas com as pessoas que vão ir junto na viagem das férias, afinal, nada mais do que justo, pois já passamos muito tempo daquela época em que só uma pessoa ficava responsável pela parte financeira.


Anote tudo: ao começar a executar o seu planejamento, lembre de anotar absolutamente tudo o que você gastar, desde o momento de iniciar as reservas dos locais e comprar as passagens, se for o caso. Observe os limites de gastos que você definiu para hospedagem, deslocamento, refeições, atividades adicionais, entre outras.


Depois de tudo isso, só posso solicitar à você se esqueci algo neste artigo. Deixe seu comentário abaixo. Também deixe o seu "like" clicando o coração.


E, desejar excelentes férias!









Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page