Competências 4.0 - O que o profissional do futuro precisará ter?


Estamos vivendo um momento único em nossas vidas, um momento onde o futuro está cada vez mais presente, demandando uma agilidade nunca vista, das organizações e das pessoas em geral. Métodos e formas de trabalhar que levavam anos para serem implementados e gerarem resultados, hoje ficam obsoletos e são substituídos em questão de meses, se não podemos dizer, dias.


Essa nova demanda por informações, dados, ações e aprendizados, nos levam a refletir se estamos preparados e ainda, como estamos nos preparando para os dias vindouros? Pois precisamos ter em vista que esta nova forma de trabalho e vida, não vai voltar ao que era antes.


Já se foi o tempo em que os estudos e competências profissionais se mantinham sólidos por décadas. Hoje, tudo se transforma com uma surpreendente fluidez e, por isso, é imprescindível que um profissional se mantenha atualizado.


As competências pessoais e profissionais compreendem algo maior, pois envolvem as habilidades que uma pessoa tem, acrescidas ao seu conhecimento e postura em relação ao ambiente em que atua. E, como ele coloca em prática estes atributos quando necessita.


Considerando as demandas da Indústria 4.0, das exigências do Mundo VUCA e da robotização das coisas, os profissionais precisam desenvolver cada vez mais suas competências de visão estratégica, comunicação, foco no cliente, liderança, trabalho em equipe, empreendedorismo, bom relacionamento interpessoal, negociação, criatividade e inteligência emocional.


Diante de tudo isso, surge a questão: como se tornar um profissional do futuro e como preparar as equipes para esse novo paradigma? Quais as competências esperadas para as pessoas, frente a tantos desafios?


O profissional do futuro é um indivíduo com formação multidisciplinar e flexível, além de domínio de novas ferramentas, idiomas e competências emocionais. Ele precisa ser capaz de se adaptar facilmente a uma nova cultura de negócios e habilitado socialmente para desempenhar trabalhos colaborativos.


Esse novo profissional não desempenha funções repetitivas, pelo contrário. Lida, de forma contextual e inovadora, com processos como machine to machine (M2M), em que as atividades são mais complexas, eficientes e criativas.


Uma das principais competências do profissional do futuro será a flexibilidade.


A flexibilidade está intrínseca, ainda, à possibilidade das pessoas ficarem mais disponíveis ao core business da empresa. Isso é resultado também da execução multitarefas e de processos cada vez mais eficientes.


Outra importante competência do profissional do futuro é multidisciplinaridade, pois ele precisará ter habilidades para lidar com tecnologia, matemática, robótica e empreendedorismo. Além disso, deve entender conceitos de segurança da informação e direito, entre outras, para lidar com todo tipo de inovação.


As competências relacionais serão o grande diferencial do profissional do futuro, tornando-o apto para assegurar reações sociais e emocionais, no âmbito organizacional. Tudo por meio de trabalho em equipe, ações colaborativas e atividades compartilhadas.


Nesse sentido, será possível deliberar por intermédio da criação de valor e liderar pelo exemplo, já que a formação multidisciplinar permite executar diferentes funções. Além disso, a integração entre os diversos agentes da empresa e as ferramentas disponíveis facilitará o processo de comunicação.


O profissional do futuro também precisará ter uma visão técnica, também resultado da sua formação multidisciplinar. Além disso, deve saber olhar de forma sistêmica para os processos da empresa e seus respectivos reflexos.


Neste contexto, os maiores desafios para empresas e profissionais do futuro serão em torno de questões como cultura, organização, liderança e competências, em detrimento de padrões preestabelecidos de infraestrutura e propriedade intelectual.


Cada vez mais as pessoas precisarão buscar qualificação, para adquirir uma ou mais dessas competências.


Diante de tanta transformação, é importante que cada profissional procure compreender suas necessidades de capacitação e potencialização das competências do futuro. Portanto, é importante fazer escolhas bem pensadas e com estratégia. Cada vez mais é preciso estar atento às mudanças e às oportunidades.


Para as empresas, potencializar as competências e transformar a sua força de trabalho passou a ser o maior desafio estratégico, procurando ter sucesso no próximo século. E, como a transformação das pessoas dá-se através da educação, o desafio é principalmente de educação e reeducação de todos os níveis e grupos dentro das empresas.


Para terem sucesso em suas novas tarefas, os profissionais precisarão de novos conhecimentos, novas competências e novos comportamentos, desde a compreensão de processos inteiros até a solução de problemas e a demonstração de iniciativa. Precisarão, também, aprender a trabalhar em grupos da maneira mais eficaz possível.


Por outro lado, esses os novos profissionais não aceitam nem precisam das formas tradicionais de supervisão e gerência. Em vez disso, eles precisam de coaching e orientação, que, infelizmente, a maioria dos gerentes tradicionais não está preparada para prover. Assim, além de novos profissionais, deveremos preparar novos gerentes e administradores para desafios que eles ainda estão começando a enfrentar.

Com os grandes desafios batendo a porta das organizações, é importante estarem preparadas para lidar com as novas tecnologias, novos mercados e novas competências requeridas.


Porém, é preciso que a empresa conheça individualmente seus profissionais, identificando qual os seus anseios, desejos, o que o realmente os tornam felizes e quais as competências que eles precisam desenvolver frente a todas essas mudanças, para que assim, a empresa consiga investir em seus principais ativos, seu capital intelectual, que hoje é a principal arma das empresas frente ao mercado competitivo.


Saiba mais sobre as competências 4.0 assistindo o nosso vídeo.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONECTE-SE COM A GENTE

telegram.png
WATTS.png
FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
ICONES%20REDES%20SOCIAIS_edited.png
youtube-logo-icon-social-media-icon-png-

Por telefone ou online

(51) 99835.6341

(51) 99613.1914

EVOLUIR LTDA

CNPJ: 12.211.714/0001-28

Rio Grande do Sul, Brasil

Acesse aqui nossa Política de Compras Online.

Entre em contato conosco: