A promoção da Educação Cooperativista é um processo esperado no instrumento da Governança do PDGC, já desde o nível PP - Primeiros Passos. Como o modelo conceitual do programa incorpora os princípios cooperativistas, se faz presente o da "Educação, formação e informação", o 5º dentre os sete.
O que é uma educação cooperativista?
A educação cooperativista é um processo de desenvolvimento contínuo para promover o cooperativismo nos indivíduos que integram o quadro social de uma cooperativa. Na essência, ele estimula a "visão de dono" que é um grande desafio para as cooperativas alcançarem dentre os seus cooperados.
Quais os benefícios da educação cooperativista?
Promover o engajamento do cooperado com o negócio é um dos objetivos principais de um programa de educação cooperativista. Quando o cooperado está mais engajado com a cooperativa, ele se mostra mais presente e participativo. Por exemplo, ao tomar consciência sobre o seu papel, a participação nas assembleias gerais aumenta não só em quantidade de participantes, mas também, em questionamentos, contribuições e sugestões. O cooperado passa a exercer a sua voz ativa no negócio.
Outro benefício é a contribuição do cooperado para o crescimento do negócio da cooperativa, seja pelo direcionamento da sua produção para a cooperativa, pela compra de mais serviços e produtos e pela participação ativa com sugestões de melhoria que só fazem com que a cooperativa cresça.
E como a cooperativa pode estruturar a sua educação cooperativista?
A educação cooperativista, apesar de ter uma perspectiva um tanto filosófica e abstrata, deve ser estruturada de maneira concreta na gestão da cooperativa, com rotinas, atividades e elementos que a promovam. Também é necessário que estas atividades sejam controladas e gerenciadas, afinal de contas, uma cooperativa também deve aplicar os princípios e fundamentos da administração. Uma das alternativas é a criação de uma política no âmbito da governança, aprovada pelo Conselho de Administração/Diretoria que oriente as estratégias a serem desenvolvidas. Após, a área responsável pelos recursos humanos ou relacionamento com o cooperado, estrutura o processo, incluindo o escopo dos conteúdos, as atividades e um cronograma com as datas dos eventos.
Qual a extensão a promoção da educação cooperativista?
As atividades que promovem a educação cooperativista podem ser realizadas em toda a extensão da jornada do cooperado, desde a admissão até a sua manutenção. Algumas cooperativas já mostram proatividade e atuam na promoção destas atividades inclusive para jovens ou para quem ainda não é cooperado, visando estimular a entrada de integrantes para o quadro social.
Quais conteúdos podem ser abordados na educação cooperativista?
São vários os conteúdos que podem ser contemplados na promoção da educação cooperativista. O importante é que a cooperativa observe o que seria interessante abordar para aumentar o engajamento do cooperado, respeitando as características dos seus integrantes, aspectos culturais, intelectuais, entre outros.
Alguns dos conteúdos são aplicáveis para todas as cooperativistas, independente do seu modelo de negócio ou contexto. Para desenvolver o senso de dono de negócio é importante que o indivíduo conheça a história do cooperativismo, seus princípios, a Legislação (por exemplo, Lei 5764/71). Também é recomendado que ela acrescente conhecimentos internos sobre o negócio, a começar pelo estudo do Estatuto Social, Regimento Interno, Políticas entre outras, dependendo do que tiver e for interessante o cooperado compreender para o seu interesse pela cooperativa.
A promoção da diversidade pode integrar uma trilha de educação continuada?
Se a cooperativa está trabalhando, por exemplo, a adoção dos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Pacto Global, ESG - Environment, Social, Governance, ou outros princípios, a promoção da diversidade deverá fazer parte da sua educação cooperativista pois, de alguma forma, ela estaria promovendo a cultura para a adoção de práticas sustentáveis e inclusivas não só no âmbito da sua governança e gestão, mas também, do seu quadro social.
Se a cooperativa entrega o Estatuto Social ao recém-chegado, é uma educação cooperativista?
Este ato pode fazer parte da educação cooperativista, mas, pode não ser efetivo, uma vez que somente entregar o documento quando o cooperado recém foi admitido, não assegura que ele leu e entendeu, ainda mais, por razões óbvias de que o documento contempla termos específicos com os quais o indivíduo pode não estar familiarizado.
Então basta o indivíduo participar de uma atividade que aborde a educação cooperativista?
A promoção da educação cooperativista precisa ser contínua, por isso que se intitula como "educação continuada". Portanto, não bastaria uma atividade pontual. A cooperativa pode desenhar a jornada do cooperado desde a sua admissão até seu desligamento e compreender em quais momentos as atividades de educação cooperativista podem atingir os associados.
Uma das preocupações que a cooperativa deve ter é a abrangência, ou seja, o alcance destas atividades para todos os seus cooperados, tendo em vista seu tempo como sócio, idade, regiões geográficas, deficiências físicas, entre outras.
Quais evidências são importantes para a equipe de avaliadores do PDGC?
Para atender aos requisitos do PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas é importante que a cooperativa não fique preocupada com quais evidências devem ser apresentadas aos avaliadores, mas sim, na efetividade e na eficácia da promoção da sua educação cooperativista, na obtenção do maior engajamento do seu cooperado nas suas atividades.
A equipe de avaliadores vai considerar o que a cooperativa tiver estruturado, seja uma política descrita, o procedimento, o cronograma das atividades e registros como listas de presenças, materiais utilizados na promoção da educação continuada, entre outros.
Ainda ficou com dúvidas?
Se você ainda ficou com dúvidas ou deseja implementar um programa de educação continuada na sua cooperativa, contate a nossa equipe. Temos soluções customizadas para a sua cooperativa.
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