Estamos vivendo uma verdadeira era de mudanças.

É claro que você deve estar pensando: ora, ora... papo de consultor pois, sempre vivemos épocas de mudanças. De certa forma, até posso considerar o seu pensamento válido. No entanto, preciso destacar que esta era que estamos vivendo caracteriza-se pela transição de uma nova revolução industrial, sendo assim, as mudanças são de grande envergadura. Pautam novos comportamentos de consumo, novas modalidades de produção e novas atividades econômicas. Além disso, estas também são caracterizadas, fortemente, pela adoção de novas tecnologias e modalidades de trabalho. Você pode escutar este arquivo na versão podcast, caso preferir. Clique aqui para ouvir.


Bem, vamos fazer um rápido resgate sobre as revoluções industriais que já vivemos: A primeira Revolução Industrial, localizada em meados de 1760 a 1850, teve como anfitriã a Inglaterra e foi pautada pelo surgimento da máquina e as primeiras indústrias, especialmente na área têxtil. Muito embora esta época tenha trazido novidades como novas modalidades de transporte, como é o caso das primeiras locomotivas a vapor, ainda existia o emprego da mão de obra nas atividades industriais. Não é por menos que, ao ver máquinas antigas enxergará a descrição de fábricas inglesas.



A segunda Revolução Industrial, que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial teve como fato marcante o surgimento da produção em série. Ou seja, potencializava aquela indústria nascida na primeira revolução e agregava, dentre outros fatores, a tecnologia da produção - ou seja, fazer mais rápido para atender um mercado emergente. Novas tecnologias surgiram, tais como robôs em substituição ao trabalho manual. Não obstante, novidades foram incorporadas como a fabricação do carro, principalmente pelo guru Henry Ford. Esta então, foi uma revolução que teve como centro das atenções os Estados Unidos.


A terceira Revolução Industrial pode ter sido uma das que tenha passado de forma mais desapercebida, pois convivemos com ela durante alguns anos sem compreender os seus verdadeiros impactos e sua linha de chegada. Esta era caracterizou-se pelo surgimento dos computadores e da internet, propiciando maior capacidade de processamento de dados, o abandono da máquina de escrever e a conexão entre os diferentes países e continentes, tornando o Mundo muito mais conectado. Talvez o maior impacto tenha sido em atividades administrativas, de criação e designers. Novamente, grandes players dos Estados Unidos são responsáveis por essa fase, muitas delas localizadas no Vale do Silício. Teve como atores principais Steve Jobs e Bill Gates, sendo os fundadores da Apple e Microsoft, respectivamente.



A quarta Revolução Industrial, com surgimento em meados de 2012 na Alemanha, pauta a atual era de mudanças e tem por característica principal a união da máquina, da informática e internet. Poderíamos dizer que é a junção de elementos da segunda e terceira revoluções industriais. Vamos dotar os robôs - construídos na segunda era - com a capacidade de processamento dada aos computadores, da terceira revolução. Então, falaremos de máquinas que aprendem, que desenvolvem capacidade de inteligência que, segundo alguns pesquisadores, pode se equiparar àquela do ser humano até meados de 2035.


Mas não é só isso. Elementos que caracterizam esta era estimulam novas formas de trabalho, de consumo, de relação entre empresa e cliente, incluindo a transferência de centros econômicos em determinados setores para outros. É claro que, também como em outras revoluções, novas tecnologias surgem e substituem grandes cadeias produtivas, tais como será o caso do petróleo que será, muito em breve, descartado pela opção de abastecimento dos veículos com energia elétrica. Aliás, temos uma live em nosso canal no Youtube na qual falamos sobre as competências necessárias para esta nova economia. Se você quiser assistir, o vídeo se encontra a seguir:


Estamos falando então de uma transição que precisamos fazer sobre nossos modelos de negócio, nossas formas de entregar os nossos serviços, bem como, nos desprender de paradigmas e conceitos que nos prendem na economia do século XX, naquela caracterizada pela terceira Revolução Industrial. Nesta travessia, muitos negócios ficarão para trás, como foi o caso da Kodak e de tantas outras que estavam no topo da pirâmide quando dominavam o entendimento da economia da época e, pelo fato de não acompanharem as mudanças, acabaram sucumbidas ao fracasso.


E o que você precisa fazer e saber para estar preparado para este novo momento, para esta nova era de mudanças que estamos vivendo? Acompanhe nossos canais (blog, facebook, youtube) pois neles tratamos de muitos conceitos para estimular a sua organização a esta nova era econômica.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONECTE-SE COM A GENTE

telegram.png
WATTS.png
FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
ICONES%20REDES%20SOCIAIS_edited.png
youtube-logo-icon-social-media-icon-png-

Por telefone ou online

(51) 99835.6341

(51) 99613.1914

EVOLUIR LTDA

CNPJ: 12.211.714/0001-28

Rio Grande do Sul, Brasil

Acesse aqui nossa Política de Compras Online.

Entre em contato conosco: