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Líder, seja causa.

Um líder que busca formar uma equipe de alta performance é aquele que busca ser causa e não efeito.


Atuar como um líder que seja causa é saber e promover as mudanças necessárias para estar sempre atualizado em relação ao ambiente interno e externo, o qual tende, naturalmente, a mudar.


O líder que está focado na alta performance reúne características comportamentais que destacam a proatividade, a agilidade, sobretudo, a visão de futuro, bem como, a alta capacidade de fazer as coisas acontecerem.


Ficar parado frente ao cenário e não agir em relação às mudanças que o contexto exige não são boas atitudes de um líder que busca desenvolver uma equipe de alta performance.


O verdadeiro líder sai do campo teórico e ocupa o campo da execução da ação estratégica.


Foi-se o tempo em que, para ser um “bom líder” bastava ocupar um discurso repleto de palavras e expressões de difícil entendimento. Com a evolução das gerações no ambiente de trabalho, liderar pelo exemplo em transformar o discurso em ações e, consequentemente, em resultados, tem atraído a preferência de integrantes das equipes.


As pessoas tendem a se engajar mais com as pessoas que fazem acontecer.

Não somente as gerações evoluíram, mas, também, os ambientes organizacionais, talvez esta seja o maior reflexo desta transformação. Está comprovado que organizações não hierárquicas têm se destacado na preferência por busca de trabalho. A liderança que tem um alto poder de execução, pelo exemplo, envolve os integrantes de sua equipe na transformação e acaba desencadeando um o engajamento com objetivos e resultados, tanto almejado pelos líderes empresariais.


Não é sobre atuação operacional, mas sim, foco nas ações estratégicas.

Quando falo sobre execução, não é a questão do líder ser operacional, mas sim, focar na execução das ações estratégicas. Infelizmente, pesquisas revelam um grande distanciamento entre as estratégias de uma empresa e seu ambiente do dia a dia, principalmente, pela falta de execução das ações previstas em suas estratégias. As lideranças ocupam-se com as ações que são rotinas, corriqueiras, que replicam a condição atual, ao invés de se concentrarem naquelas que pretendem criar um posicionamento a longo prazo.


As melhores perguntas que um líder deve saber fazer: O que queremos fazer acontecer hoje? O que queremos produzir? Isto deve ser indagado pelo líder na reunião de alinhamento com a sua equipe, provavelmente, naquela de segunda-feira ou de todo início de expediente. Pessoas que tem dificuldade de gerenciar, tem dificuldade de fazer essas perguntas.


Se o líder está focado no cumprimento do horário de trabalho, ele desenvolve um padrão mental que não está inclinado para a alta performance. Pessoas que ficam sem reação por conta de estarem preocupadas com o que vai acontecer com elas podem agravar este cenário de falta de ação frente ao cenário.

Talvez você se interesse em assistir este vídeo curto que reproduz um trecho de uma aula ao vivo, no qual complemento este artigo:


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