O que vai produzir o resultado será sua capacidade de execução.

O que vai produzir o resultado será sua capacidade de execução. É com essa frase que iniciamos a jornada de 2021. Se você preferir ouvir este artigo, também está disponível na versão podcast. Clique aqui.


Estamos vivendo um ano que vai apresentar grandes incertezas ainda, em decorrência da pandemia estabelecida em 2020, bem como, do ajuste da economia, a qual encontrará uma nova acomodação, se é que ainda dá para mencionar este termo nos tempos atuais.


As incertezas trazem cenários voláteis, ou seja, um dia os ventos podem estar soprando a favor da economia, do emprego, das atividades e da saúde da população. Já, no dia seguinte, a direção do vento pode alterar e mudar toda a nossa preparação.


Dado este cenário, pode-se perceber que as mudanças ocorrem muito rapidamente, o que não nos permite ficar com dúvidas ou dedicar tempo demasiado para o planejamento sem ação, assim como outras épocas era possível. Naquele dia em que os ventos soprarem a favor, precisamos acelerar para fazer as coisas acontecerem. Já, no outro dia, em que uma nova direção se estabelece, precisamos saber recuar ou mudar a direção rapidamente. E, para isso, precisaremos de muita flexibilidade.


O planejamento já não poderá ser aquele que fazíamos com um horizonte fixo a longo prazo. Precisamos ter o ponto de chegada, porém, deixar livre o caminho. Ter flexibilidade no planejamento não quer dizer ser superficial, mas sim, admitir ser possível encaixar diferentes alternativas, mesmo que no decorrer na execução e que não estivessem previstas inicialmente, mas foram necessárias em detrimento das mudanças que não foram consideradas na etapa do planejamento.



Neste sentido, quero destacar um ponto de atenção quanto à cultura da organização, impressa pelos seus líderes. Tenham aceitação de que algo pode ser feito diferente daquilo inicialmente previsto, desde que esteja direcionado para o objetivo final. Não compreenda que um "desvio de rota" se caracterize em um erro ou não conformidade. Talvez tenha sido necessário para se adequar ao meio. Tenha a capacidade de discernir entre um desvio por necessidade de ajuste daquele por má índole de um integrante da equipe.


A capacidade de execução será o grande fator de sucesso para esta dinâmica, associada com uma velocidade e a flexibilidade dos processos e produtos. Se, em 2020 demoramos a entender o cenário, em 2021 já teremos certeza de que nada será estático. Por essa razão, precisamos, mais do que nunca, encarar a realidade de aprender a lidar com as incertezas e focar essencialmente na execução rápida das ações. Em um ambiente volátil, o que chegar primeiro, de forma preparada, levará o prêmio. Já, o que chegar primeiro, de forma despreparada, pode se deparar com um abismo à sua frente.


Novos cenários, novos costumes. Desenvolva o hábito de anotar suas metas todos os dias em um caderno específico. Repita, reescreva todos os dias as mesmas metas, fazendo os ajustes necessários em função das mudanças que estão acontecendo durante a execução das ações. As metas não poderão ser deixadas de lado, como se fossem uma massa de pão, que necessita adormecer para crescer. Pelo contrário, o ambiente dinâmico nos exigirá tê-las à nossa frente todos os dias para não perdermos o foco facilmente. Pois, um piscar de olhos poderá fazer perdermos o "time" e assim, perdermos as oportunidades. Talvez seja interessante você assistir nossa "live" de final de ano, na qual Eduardo Bockel falou sobre a importância de focar nos hábitos. Assista aqui.


Além disso, vou explicitar uma frase Bíblica de Provérbios 16:3: "Consagre o Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." Para consagrar ao Senhor, é necessário confiar, acreditar Nele. Entregar ao Senhor o que você faz pode não representar apenas entregar em Suas mãos para que execute por nós mas sim, entregar à Ele o produto do nosso serviço. Então, você não vai querer entregar ao Criador algo inacabado ou no qual a excelência não esteja presente, não é mesmo? Portanto, o que você fizer, faça muito bem feito, entregue muito mais do que você pode ou foi requisitado pois, ao entregar um serviço para uma pessoa, um cliente, interprete que o estás entregando ao Senhor e Ele irá lhe recompensar com bons resultados.


Por fim, agradeça sempre, o que foi alcançado da sua meta, mesmo que não na sua totalidade. Agradeça pelo que você conseguiu realizar, que muitas vezes estava ao seu alcance. Entenda que cada dia é uma dádiva, uma oportunidade para transformar sonhos em realidade, e por mais cada dia de vida, agradeça ao Senhor.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONECTE-SE COM A GENTE

telegram.png
WATTS.png
FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
ICONES%20REDES%20SOCIAIS_edited.png
youtube-logo-icon-social-media-icon-png-

Por telefone ou online

(51) 99835.6341

(51) 99613.1914

EVOLUIR LTDA

CNPJ: 12.211.714/0001-28

Rio Grande do Sul, Brasil

Acesse aqui nossa Política de Compras Online.

Entre em contato conosco: