top of page
Posts Em Destaque

A confiança como um novo valor nos ambientes dos negócios


Credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo; crédito, segurança são sinônimos que explicam o termo objeto deste artigo e que se apresenta como um atributo que ainda vai se estabelecer, não o único, mas como importante composição do valor intangível das organizações.

Estamos vivendo ambientes nos quais os elementos de confiança se apresentam como base para uma sociedade mais responsável e sustentável. Os efeitos ocasionados por condutas inadequadas na condução de ações governamentais e não governamentais podem ser incalculáveis, seja na perspectiva econômica, social ou ambiental.

A tomada de decisão de forma coerente com as necessidades das partes interessadas, considerando as suas diferenças, em observância aos valores e diretrizes e à sustentabilidade dos negócios faz com que haja condutas orientadas por direcionadores organizacionais e não individuais.

A publicação das informações qualitativas e quantitativas de forma transparente, incluindo seus resultados atuais e seus compromissos futuros, estabelecem verdadeiros pactos com os públicos e proporcionam conhecimento amplo sobre a organização no curto e longo prazo. Considerar controles externos na estrutura da organização como auditorias agrega confiança para as partes interessadas sobre as decisões, resultados e suas publicações.

O relacionamento com as diversas partes interessadas na discussão sobre os seus atos e resultados, no planejamento e ações conjuntas permite criar engajamento com seus públicos e aprimoramento das suas relações, direta ou indiretamente, que extrapolam as comerciais, mas que favorecem a imagem da organização, inclusive quanto a entrega de seus serviços.

A falta de confiança nas relações gera um custo muito alto para a organização, seja aquele de oportunidade pela baixa adesão pelas partes interessadas, impacto negativo na imagem institucional, não execução ou eficácia de suas estratégias, ou até mesmo, aquele prejuízo direto gerado por danos. Por outro lado, objetivo deste artigo, a confiança alta nas relações potencializa os resultados e assim gera mais valor agregado em toda a extensão da sua cadeia de valor.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page