top of page
Posts Em Destaque

Desvendando o que é e o que não é Coaching


O que é Coaching?

Coaching é um processo, com início, meio e fim, focado em ações, que visa a elevar o desempenho, aumentar a performance e produzir mudanças positivas em um indivíduo, grupo ou empresa.

Por meio de metodologias, ferramentas e técnicas cientificamente validadas em diversas áreas do conhecimento humano, um profissional habilitado (coach) busca identificar o estado atual de seu cliente (coachee) e caminhar junto com ele até um estado desejado (objetivo).

Nesse caminho, coach e coachee farão uma parceria criativa e estimulante, aumentando os resultados positivos, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas pelo coachee para atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades, além de reconhecer e superar fragilidades.

O processo de Coaching produz mudanças positivas, profundas e duradouras, pois promove o autoconhecimento, a busca por novos entendimentos, alternativas e opções, ajudando o cliente a manter o foco e a motivação durante todo este processo.

Agora, o que não é Coaching?

Por ser relativamente recente, o processo de Coaching ainda é confundido com processos oferecidos por outros profissionais. Estas outras abordagens são também de grande valia, mas se diferenciam do Coaching em muitos aspectos que vão desde a própria intenção, a necessidade de compra de produtos, até o tipo de resultado alcançado.

Veja abaixo alguns dos processos comumente confundidos com o processo de Coaching:

A Terapia, realizada por psicólogos e psicoterapeutas tende a fazer uso das experiências e dos sentimentos relacionados a eventos passados para tratar transtornos emocionais e comportamentais. O Coaching, por sua vez, tem seu foco no futuro e encoraja o cliente a obter novas conquistas e realizações, focando no aumento de performance e no autodesenvolvimento.

Em alguns casos, Coaching e Terapia podem ser utilizados em conjunto, mas o trabalho sempre deverá ser feito por profissionais distintos e com suas devidas formações.

Um treinamento, realizados por treiners ou instrutores, tem por objetivo transferir informações e conhecimento de um especialista (o instrutor) para seu aluno (o cliente), normalmente focado em habilidades específicas para resultados imediatos.

Já o processo de Coaching trabalha de maneira totalmente oposta, encarando o cliente como especialista e detentor das respostas, incentivando-o a assumir a responsabilidade pelos seus resultados, produzindo mudanças positivas e duradouras.

Entende-se por um consultor alguém com grande experiência e conhecimento em um determinado assunto e que fará uso desta expertise para aconselhar e direcionar seu cliente, dizendo o que deve ou não ser feito, para alcançar um resultado.

Por outro lado, o processo de Coaching busca aumentar a percepção do cliente para que ele próprio encontre suas respostas e o caminho que deve percorrer para atingir seus objetivos. O Coaching não visa o aconselhamento, mas sim, contribuir com o cliente para que ele descubra suas próprias soluções.

No processo de Mentoring, um profissional sênior, considerado mais capacitado e com maior conhecimento, atua como modelo e conselheiro de um profissional com menos experiência. Tanto o Coaching como o Mentoring trabalham com o foco no futuro. Entretanto, no Mentoring as respostas estão no mentor. Já no Coaching as soluções são sempre encontradas pelo cliente.

Apesar do processo de Coaching possuir, em alguns momentos, semelhanças com os processos descritos acima, a diferença mais importante é que, no Coaching, as respostas que o cliente busca nunca estão no coach, mas nele próprio.

O Coaching não ensina o caminho das pedras, não tira conclusões e não apresenta soluções. O coach é o facilitador que auxilia seu cliente, convidando-o a se auto-analisar, a se descobrir e maximizar seu próprio potencial.


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page