Conforme calendário, no dia de hoje (28/01/2021), o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, que mostra quantas pessoas estão desempregadas no País.
O Brasil atingiu o patamar de 11,6% da população desempregada no mês de novembro de 2021. O gráfico abaixo mostra esta taxa mensalmente, a partir de janeiro de 2021. Pode-se perceber que o índice vem caindo, ou seja, menos pessoas desempregadas.
O índice de desemprego é um importante sinalizador da economia pois, quando as empresas vendem mais, elas acabam produzindo mais e, automaticamente, contratam mais pessoas. Apesar de não ser o primeiro indicador que mostra a situação da economia, ele é um importante sinalizador.
TAXA DE DESEMPREGO BRASIL (%)
E esta é uma boa notícia. Agora, como sempre orientamos as análises com nossos clientes, um gráfico precisa ser interpretado de diversas formas. Num curto espaço de tempo, a notícia é positiva. No entanto, se observarmos o gráfico em uma perspectiva anual, podemos ver (abaixo) que que a taxa de desemprego tem se agravado desde 2015/2016 e ainda está longe dos patamares anteriores à este biênio ou até mesmo, no período anterior à 2020, quando fomos afetado pela Pandemia do COVID-19. Ou seja, o desafio de buscar melhorar a economia do País ainda é real!
TAXA DE DESEMPREGO BRASIL (%)
Agora, podemos comparar os índices brasileiros com os dos Estados Unidos. Ainda, que não sejam economias parecidas, sempre é um referencial mundial:
TAXA DE DESEMPREGO EUA (%)
A nível mundial, o Brasil é um dos piores países no ranking da taxa de desemprego, perdendo apenas para a Espanha, com 13,33% e África do Sul, com 34.9%.
Comments