Pare de dar desculpas para si mesmo!



Não é difícil que tenhamos atitudes procrastinadoras todos os dias, quando nos demoramos um pouco mais ao levantar de manhã, em prolongar um pouco o horário de almoço ou em responder uma solicitação do trabalho depois de enviar uma figurinha no grupo dos amigos... e assim posso dar uma centena de exemplos para os quais tenhamos que justificar um atraso ou não conclusão de algo importante - e aí, usamos o nosso ‘banco’ de desculpas.

Sempre temos um bom argumento, uma desculpa na ponta da língua para justificar a procrastinação, pois somos sujeitos exímios na elaboração de boas histórias e enrolações. E o pior, nós mesmos acreditamos nestas desculpas e fazemos com que isso se torne realidade com uma veracidade fantástica, impossibilitando qualquer ação consciente para minimizar ou eliminar as consequências.

Nossa mente é uma máquina incrível. Ela nos concede o poder de criar qualquer coisa a partir de nossa imaginação. No entanto, ela também pode limitar a nossa capacidade de fazer as coisas. E ter consciência de que estamos entrando neste barco furado, admitir que precisamos modificar hábitos e atitudes e, ainda, agir de forma efetiva para eliminar o mau hábito de deixar para depois é algo grandioso.

Costumamos ficar presos a um projeto - não por falta de vontade, mas devido a padrões de pensamentos mal adaptados que permanecem em nossas mentes. A principal causa do "hábito de procrastinação" vem de nossas crenças autolimitantes. Quando esses pensamentos não são contidos, arrumamos "desculpas" para o porquê de um projeto ou tarefa não poder ser concluído.

Registramos aqui as 3 principais desculpas que as pessoas geralmente dão quando querem se justificar por não ter feito algo ou para esconder os reais motivos de suas atitudes. Em nosso E-book Procrastinação exploramos mais este assunto e apresentamos outras desculpas que são usuais pelos procrastinadores.

Desculpa 01 - Preciso de mais informações


Esta, em algumas situações pode até ser uma desculpa válida. Geralmente temos tarefas que exigem uma extensa pesquisa antes de começarmos, por serem atividades incorporadas em nossa rotina recentemente ou pela inserção de um novo processo ou software.


No entanto, esta desculpa não é válida se está fazendo uma atividade de rotina ou que já é realizada com certa frequência.

Desculpa 02 - Estou sobrecarregado


Todos nós experimentamos esses momentos quando nos sentimos sobrecarregados. Parece que não importa o quanto trabalhamos pois, nossas listas de afazeres nunca terminam.


Geralmente este problema acontece com as pessoas que possuem a “mentalidade do Super-Homem", quando se sentem pessoalmente responsáveis por fazer tudo por conta própria ou ajudam a todos com as tarefas, esquecendo assim, das próprias responsabilidades. Assim, o que ocorre é que as atividades da sua agenda ficam acumuladas, causando a sensação de sobrecarga.

Desculpa 03 - Não tenho tempo


Mais uma vez, esta é uma desculpa completamente válida quando estamos focados em um projeto específico ou uma tarefa realmente importante e não faz sentido começar outra coisa. No entanto, a desculpa de "não ter tempo" pode se transformar em um hábito desagradável de procrastinação se você estiver sempre adiando coisas importantes.


Dizer que você não tem tempo não afasta a necessidade da realização da tarefa. Pois, se você não pode naquele momento é necessário planejar na sua agenda para a realização da mesma. Assim você não corre o risco de procrastinar ainda mais, e exercita a sua capacidade de negociação, combinando um prazo de entrega factível.

Autossabotagem, o que é?


Autossabotagem pode ser definida como sendo uma série de ações involuntárias – destrutivas ou punitivas – que acabamos praticando contra nós mesmos e isso inclui o fato de arrumarmos desculpas para o não cumprimento de prazos e realização das atividades importantes que planejamos ao longo dos nossos dias. Ela pode se manifestar tanto na vida pessoal quanto profissional do indivíduo, o que afeta o desenvolvimento das relações e, principalmente, seu crescimento e sucesso na carreira.


E embora seja algo bastante comum, esse comportamento costuma não ser claramente percebido pela maioria das pessoas que se autossabotam. No entanto, existem sinais que podem ser observados e percebidos facilmente, e que deixam explícita a autossabotagem.


Porque a maioria das desculpas são autossabotagem?


A procrastinação é um hábito comum entre as pessoas que se autossabotam. O ato de sempre adiar afazeres e compromissos funciona como um mecanismo de defesa diante da sensação de incapacidade de realizar algo. E, ao longo do tempo, esse hábito pode se tornar tóxico.

Também é comum que o autossabotador apresente desculpas para abandonar projetos ou se abster de tomar decisões. Isso acontece porque essas pessoas geralmente lidam com uma baixa autoestima, responsável por prejudicar a forma como elas encaram suas qualidades e capacidades.


A maior parte de nós já utilizou ou ainda vai utilizar uma ou todas as desculpas acima para justificar o hábito de procrastinar. Entretanto, esses são apenas mitos que nós acreditamos para continuar evitando o trabalho duro que realmente contribuirá para o seu futuro.


Dessa forma, tenho esperança de que a leitura desse artigo tenha feito você refletir a respeito do que você fala para si mesmo a respeito dos seus hábitos e tenha te motivado a dizer "basta" para a Procrastinação.


Em nosso Podcast, no episódio "Não perca as oportunidades" abordamos de forma inspiradora algumas reflexões sobre as desculpas que usamos quando procrastinamos e não cumprimos com nossos afazeres, objetivos e sonhos.


Aproveite e assista o nosso vídeo onde exploramos mais este assunto e explicamos algumas situações importantes sobre as desculpas mais utilizadas pelos procrastinadores.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONECTE-SE COM A GENTE

telegram.png
WATTS.png
FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png
ICONES%20REDES%20SOCIAIS_edited.png
youtube-logo-icon-social-media-icon-png-

Por telefone ou online

(51) 99835.6341

(51) 99613.1914

EVOLUIR LTDA

CNPJ: 12.211.714/0001-28

Rio Grande do Sul, Brasil

Acesse aqui nossa Política de Compras Online.

Entre em contato conosco: